Cliente: Colégio Miguel de Cervantes

Projeto: Masterplan para ampliação escolar

Localização: São Paulo

área: 33.000 m²

ano: 2014

fotógrafo(a): Lauro Rocha e Alberto Ricci

Colégio Miguel de Cervantes

Corporativo/Institucional

Cliente: Colégio Miguel de Cervantes

Projeto: Masterplan para ampliação escolar

Localização: São Paulo

área: 33.000 m²

ano: 2014

fotógrafo(a): Lauro Rocha e Alberto Ricci

Colégio Miguel de Cervantes

Corporativo/Institucional

Descrição

Em 2014, o escritorio ACR Arquitetos Associados, venceu um concurso para o desenvolvimento de um plano diretor para ordenar a expansão das instalações do colégio Miguel de Cervantes, instituição de ensino de origem espanhola, localizada no bairro do Morumbi, na zona oeste de São Paulo, além de projetar as novas edificações, piscinas cobertas, praça de esportes e estacionamentos. Além disso, a proposta organizou a circulação entre os núcleos originais, projetados nos anos 70 e 80, pelo escritório de Rino Levi e outras construções realizadas ao longo do tempo, tudo dentro de um lote de 60 mil m2, densamente arborizado e de relevo desafiador.
O novo edifício de salas de aula para o ensino médio é uma caixa envidraçada, com vidros insulados, dotados de persianas enclausuradas, garantem um ambiente interno silenciosos, com iluminação controlada e confortável. Este mesmo edifício inclui um amplo refeitório, alas de descanso, salas de atividade pedagógicas, sob seu térreo o projeto previu áreas de apoio técnico, espaço para funcionários, acesso de veículos de apoio, locais para tratamento de resíduos e docas para recebimento de materiais. Essa localização, assim como essa hierarquização dos acessos, permite que as operações de limpeza e manutenção sejam realizadas sem transtornos para a atividade escolar. O projeto ampliou a capacidade da instituição e corrigiu problemas de fluxo e gargalos operacionais. Uma das soluções foi criar um circuito de acesso de pedestres, totalmente acessível desde a calçada e rebaixar o acesso de veículos, abaixo do edifício do ensino médio e da pista de atletismo foi criado um estacionamento semienterrado de 250 vagas, onde o acesso dos alunos foi organizada por faixa etária, com acessos diretos para as salas de aula.
Acima do estacionamento, o projeto recompôs o parque esportivo, com pista de atletismo, quadras poliesportivas e campo de futebol, além de arquibancadas e sanitários. Este amplo equipamento, conecta-se em nível com a praça dos esportes, espaço que reúne os acessos ao ginásio poliesportivo existente, ao novo edifico de ensino médio e ao prédio das piscinas.
O edifício das piscinas tem estrutura metálica e envoltória de policarbonato translucido de 3 camadas, que permitem a entrada de luz solar durante o dia e à noite, com a iluminação interna, transforma a estrutura em uma grande lanterna. O complexo possui duas piscinas, sendo uma semiolímpica e outra menor e mais rasa para o Ensino Infantil. Já na entrada, em nível inferior, uma divertida abertura envidraçada no teto permite ver os exercícios das crianças na piscina infantil. O teatro que já existia no térreo de um edifico antigo, teve seu piso rebaixado para inclinar a plateia, sua reconfiguração incluiu atualização tecnológica e acessibilidade plena, ate mesmo ao palco.

Galeria

conceito do projeto

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