Voltar | Home / Mídia / Projeto de revitalização da Stance Dual School por ACR Arquitetura

Projeto de revitalização da Stance Dual School por ACR Arquitetura

Projeto de revitalização da Stance Dual School por ACR Arquitetura

13 de fevereiro de 2019

Desde 1990, a Stance Dual School aposta na educação bilíngue para crianças de 2 a 14 anos como uma ferramenta bem-sucedida na sua participação em diversos contextos sociais dentro e fora de seu país. Também estimula a excelência no desenvolvimento do conhecimento, com foco na valorização da ética, promovendo sempre o pensamento crítico-criativo.

 

Seu objetivo é formar indivíduos equilibrados, que tenham uma postura positiva e ativa diante de dificuldades e desenvolvam seus potenciais com plenitude. Dessa forma, cada um deles conseguirá se expressar e se relacionar melhor consigo, seus pares e o mundo.

 

Nos primeiros dez anos, o colégio teve dois endereços: um nos Jardins e outro no bairro de Cerqueira César. Depois, a instituição se mudou para a região central de São Paulo, em uma área verde encantadora e inspiradora que combina perfeitamente com a filosofia da escola.

 

Estabelecendo uma “identidade proprietária” à escola

O crescimento orgânico levou a Stance Dual à incorporação de imóveis vizinhos e à construção de outras edificações que atendessem às suas necessidades. E o “oásis” foi aumentando, a direção plantou mais árvores, assim como foram feitas hortas para as crianças: tem até uma composteira.

 

Em meio a esse cenário verde tão especial, vê-se a presença de distintas técnicas construtivas. A casa administrativa, mais antiga, convive ao lado de outra com estrutura metálica e uma terceira no melhor estilo 1970. E assim por diante. A escola, então, chamou nosso escritório para desenvolver um projeto de integração desse conjunto, criando uma identidade proprietária para a escola.

 

A inspiração para o projeto veio da Green School de Bali, instituição que possui uma filosofia muito próxima à da Stance School. Inaugurado em setembro de 2008 com 90 estudantes e um campus personalizado que surgiu da floresta e dos campos de arroz, a escola conta atualmente com 400 alunos e se tornou referência no mundo: está educando os jovens para serem agentes de mudança, tendo como foco a sustentabilidade.

 

A primeira etapa do projeto de revitalização concluída para o início do ano letivo de 2019

O projeto apresentado pelo nosso escritório é extenso – envolve desde a fachada até benfeitorias pontuais – e, por isso, será executado em várias etapas, porque as obras só podem acontecer durante as férias.

 

O conceito do projeto se norteou na cultura da instituição e na formação de pessoas felizes e responsáveis, que possam ser agentes de transformação social, atualizadas e sensíveis aos avanços científicos e à importância da ecologia, valores da própria escola.

 

A ACR está tendo um olhar cuidadoso nesse projeto, levando em consideração também a rica experiência que teve com a ampliação do projeto Colégio Miguel de Cervantes em 2014.

 

Assim, passo a passo, a Stance Dual se transformará em um ambiente ainda mais harmonioso, sustentável e confortável para todos.

 

 

Top