A importância da paleta de cores no Projeto de Arquitetura

ARQUITETURA DE SAÚDE

Escolhendo a harmonia perfeita. A paleta de cores influencia o sucesso do projeto e molda o ambiente como elemento essencial para geração de identidade com a marca.

Você já entrou em algum lugar e instantaneamente sentiu um desconforto, mas não sabia explicar o porquê?

Isso pode ocorrer em função do desenho do ambiente, mas as cores trazem diferentes significados que abrangem campos como a psicologia ou simbologia. As cores são elementos fundamentais no projeto de arquitetura, pois influenciam na percepção espacial, na iluminação e na atmosfera do lugar. Podem ser usadas para destacar certos elementos arquitetônicos, criar contraste e definir áreas específicas.

Segundo a psicologia, as pessoas associam cores a emoções específicas e se apropriar delas para transmitir mensagens e criar atmosferas condizentes com o objetivo que determinado espaço, é fundamental. Por exemplo, o vermelho é normalmente associado ao amor e à paixão, mas também pode ser visto como sinal de perigo ou alerta. O azul costuma ser associado à tranquilidade e confiança, enquanto o amarelo é ao otimismo e alegria.

Estas interpretações das cores são amplamente utilizadas no design e suas áreas correlatas, incluindo arquitetura, com a escolha cuidadosa das cores influenciando positivamente a interação das pessoas com o local

Sendo assim, podemos ter em um ambiente hospitalar, cores calmantes como o azul e o verde que podem ser utilizadas para aliviar a ansiedade dos pacientes, enquanto cores mais vivas e alegres podem ser utilizadas em espaços de entretenimento para aumentar a energia e a animação. Porém, há mais um detalhe o qual se deve tomar o devido cuidado e atenção, a proporção da paleta de cores que está sendo utilizada. Quando bem selecionada, ela consegue criar uma atmosfera equilibrada e acolhedora. Por exemplo, um espaço com uma quantidade excessiva de azul pode tornar-se triste e monótono, enquanto uma proporção inadequada de verde pode tornar o ambiente pouco acolhedor. Portanto, é importante encontrar o equilíbrio certo entre as cores, a fim de criar um ambiente agradável e saudável.

Ao selecionar e utilizar as cores de forma consciente e estratégica, é possível influenciar positivamente a percepção das pessoas e criar atmosferas únicas e eficazes.

Somado a isso, a escolha correta da paleta de cores, principalmente no desenvolvimento de projetos corporativos, auxilia na criação da identidade da marca com a seleção cuidadosa da paleta ajudando a transmitir a personalidade e a mensagem da marca de maneira eficaz.

Se a marca se posicionar como sofisticada e elegante, pode-se considerar o uso de cores sóbrias e clássicas, como o preto e o branco, porém se a marca se posicionar como jovem e descontraída, pode-se considerar o uso de cores mais vivas e alegres. Também é importante considerar o público-alvo e o contexto onde a marca será utilizada. Por exemplo, se a marca será utilizada em um ambiente corporativo, pode ser mais apropriado escolher cores sóbrias e profissionais, enquanto se a marca será utilizada em um ambiente de entretenimento, pode ser mais apropriado escolher cores mais vivas e alegres.

Fleury Medicina e Saúde – Unidade Ponte Estaiada

Ao considerar a personalidade da marca, o público-alvo e o contexto, é possível escolher uma paleta de cores que reflita a personalidade da marca e destacá-la da concorrência.

Além destas aplicações, a cor também pode ser usada para controlar a iluminação natural nos espaços, por exemplo, as cores claras refletem mais luz, enquanto as cores escuras absorvem. Tons claros podem auxiliar para aumentar a iluminação em áreas com pouca luminosidade, enquanto as cores escuras podem ser usadas para reduzir a iluminação em áreas com excesso de luz. 

Para a harmonia perfeita entre sensação do espaço, mensagem da marca e iluminação, o Arquiteto Antonio Carlos Rodrigues ressalta que: ‘’O espaço tem significado e a mensagem acontece, a seu favor ou não. É preciso ter estratégias para se comunicar com eficiência.’’

Como descubro a paleta de cores do projeto?

Primeiro entenda que essa escolha irá refletir na identidade do espaço. A paleta de cores compõe todas as cores que estão presentes nos elementos do projeto arquitetônico: paredes, teto, porta, janela, móveis e decoração. Podem ser utilizadas em conjunto ou separadamente, e se usadas de forma estratégica conseguem influenciar (e muito) na experiência do cliente. Sendo assim, criar uma paleta de cores é uma possibilidade de gerar diferentes sensações na percepção do espaço.

Dr. Consulta – Sala de Espera

Para ser mais assertivo, o projeto de arquitetura necessita de uma combinação que crie ambientes humanizados e agradáveis. Os arquitetos e designers utilizam paleta de cores mas também usam materiais e texturas diversas, sua proporção e equilíbrio são capazes de enormes transformações. 

Dica extra!

Por fim, ouse! Experimente combinações audaciosas de cores para criar um efeito visual surpreendente.

Pronto! Agora você já sabe a importância de escolher as cores que irão direcionar o seu projeto arquitetônico para resultar em uma ótima experiência do cliente.

Nós da ACR Arquitetos Associados, desenvolvemos projetos que entregam excelência para os nossos clientes através de espaços com identidade e impacto. Para mais detalhes sobre a nossa forma de trabalho, confira nossos projetos e nos acompanhe no Instagram e LinkedIn!

Cases em destaque

Dicas para iniciar o Projeto Arquitetônico da sua Clínica

ARQUITETURA DE SAÚDE

2 de agosto de 2022