Alice Saúde – Projeto Arquitetônico heathtech

ARQUITETURA DE SAÚDE

Alice Saúde é um modelo de healthtech com tecnologia e humanização do cuidado, sendo referência em plano de saúde para empresas. A premissa da marca é conceber espaços conectados com a natureza e setorizados em pilares primários de saúde, como corpo, mente, sono e alimentação. 

O processo de construção de um ambiente de cura é rígido e necessita de expertise para se adequar tanto às normas quando às necessidades de seus usuários. Os projetos do Alice Saúde foram centrados, desde seu princípio, em conexão com a natureza, criando um espaço democrático, transparente, elaborado e, ao mesmo tempo, despretensioso — seguindo a todo o momento a tecnicidade exigida. 

O espaço Alice Saúde conta com duas unidades em São Paulo, uma em Moema e outra na Avenida Rebouças, sendo ambas concebidas pelo escritório ACR Arquitetos Associados, com a parceria de Noak Studio. Seguindo a identidade da marca, foram criados ambientes distintos dos convencionais consultórios e laboratórios, proporcionando uma experiência única nas consultas presenciais e exames. 

Alice Saúde – unidade Moema 

Conceito inicial 

Todo projeto tem início com uma aspiração clara, sendo traçados objetivos tanto plásticos como utilitários do espaço. Primeiramente, o começo desse processo é a fase de concepção, onde uma equipe de arquitetos especializados se aprofunda nas complexidades das exigências clínicas, na dinâmica operacional e nos conceitos estéticos. Em outras palavras, esse meticuloso estudo prévio é essencial para moldar uma criação que harmonize funcionalidade e mensagem

No caso do projeto Alice Saúde, a exigência era a criação de espaços de saúde abertos e integrados, que valorizassem as pessoas e conexão com o ambiente externo. Primeiramente, o primeiro passo foi analisar cuidadosamente as necessidades práticas, levando em consideração a perspectiva do paciente. Assim, o resultado desse processo foi um conceito que engloba a otimização dos serviços oferecidos e a criação de um ambiente agradável e acolhedor. 

Projeto na prática 

Cada espaço é planejado com muita atenção, combinando práticas clínicas avançadas, normas atualizadas e inovações recentes em design hospitalar. Dessa forma, cada detalhe é cuidadosamente considerado, resultando em um ambiente que não apenas atende aos mais altos padrões de qualidade, mas também incorpora as últimas tendências na arquitetura de espaços de saúde. 

Os imóveis foram totalmente reformados para receber os espaços amplos, com iluminação e ventilação naturais, salas integradas e os processos da nova forma de atendimento. Assim, ambas as unidades receberam uma membrana bioclimática. Isso é fundamental para a privacidade do espaço de saúde e eficiência energética ao utilizar luz natural, sem ganho considerável de calor. 

Adaptações arquitetônicas 

Ao elaborar um projeto de grande importância como o Alice Saúde, é fundamental considerar cada aspecto do terreno e os possíveis ajustes necessários ao longo do processo. Desse modo, durante essa fase, é preciso enfrentar desafios geográficos e financeiros, adaptando os detalhes do projeto para criar uma solução verdadeiramente única. 

Na unidade Moema, uma árvore significativa do terreno foi preservada, proporcionando sombra aos usuários do espaço ao ar livre. Desse modo, para permitir o contato com a natureza, parte do piso também foi aberta. 

Na unidade Rebouças, há um espaço central onde é possível estar em contato com o solo e as árvores existentes. Na entrada do terreno, o projeto foi desenvolvido para proporcionar uma recepção natural aos usuários, com um caminho cercado por árvores e arbustos. 

Nas duas unidades não existem muros, Alice é contra barreiras, tanto físicas quanto imaginárias. 

Alice Saúde – unidade Rebouças 

Entrega do projeto 

O ápice do projeto é a transformação do conceito abstrato em realidade tangível. Dessa forma, as especificações técnicas são meticulosamente postas em prática, abrangendo desde as escolhas estruturais até a integração eficaz de sistemas. 

Na etapa final, focamos em melhorar funcionalidades, sistemas e equipamentos, tornando o ambiente não só eficiente operacionailmente, mas um lugar de cura, alinhado com a identidade do Alice Saúde. 

Alice Saúde – unidade Rebouças 

Desde o início do projeto, foi decidido que não haveria salas de espera e corredores. A ideia central era criar um amplo e acolhedor espaço de saúde, refletindo a excelência no atendimento prestado pelas unidades do Alice Saúde. Deste modo, o conceito de transparência e democracia estava presente desde o esboço inicial e foi levado em consideração em cada detalhe. 

A representação dos pilares da saúde, o espaço democrático e o cuidado centrado na pessoa foram possibilitados pela arquitetura e pelo design. Assim, provando que arquitetura possui relevância estratégica no modelo de negócio e de atendimento. Portanto, o Alice Saúde, os espaços foram projetados para promover a saúde, permitindo que todos respirem um ambiente saudável. 

Para mais detalhes sobre a arquitetura essencial em ambientes de saúde, confira nossos projetos e nos acompanhe no Instagram e LinkedIn

Cases em destaque

Dicas para iniciar o Projeto Arquitetônico da sua Clínica

ARQUITETURA DE SAÚDE

2 de agosto de 2022