O uso de estratégias alinhadas com a mensagem que você deseja passar ao seu cliente, aumenta significativamente a chance de um bom relacionamento com o mesmo.
O espaço tem significado e a mensagem acontece, a seu favor ou não.
Por exemplo, você já teve a experiência de chegar em um local e imediatamente ter a sensação de acolhimento ou desconforto?
Todo espaço expressa sentimentos, emoções e gera experiências aos seus usuários. O que muitos não sabem, é que a arquitetura tem relação direta com essas sensações.
Ou seja, se a empresa não trabalha a identidade de sua marca em relação ao espaço físico, ela não tem o domínio da mensagem que é transmitida.
Para que você compreenda a importância dessa estratégia no seu projeto arquitetônico, trouxemos um de nossos cases de sucesso: dr.consulta.
O dr.consulta oferece consultas médicas, exames e serviços de saúde utilizando tecnologias avançadas para entregar medicina de qualidade com preços acessíveis à população.
Como centro médico ambulatorial de alta qualidade e baixo custo, a otimização do espaço e recursos (físicos e humanos) são essenciais para sua viabilidade econômica.
Dessa forma, medimos o tempo de atendimento de cada serviço, alinhando com a jornada do paciente e mapeando o rateio dos setores de cada unidade, e então chegamos a proporções e métricas ideais.
A maioria dos usuários das chamadas clínicas populares são pessoas que usam o sistema público de saúde e nunca usaram o sistema privado.
Assim sendo, foram utilizadas estratégias de projeto com o intuito de quebrar o paradigma de um público, e conduzi-lo a experimentar o serviço privado.
Desse modo, a ACR Arquitetos Associados elaborou quatro estratégias de projeto para o dr. consulta: transparência, objetividade, informação e localização.
Transparência
Nosso primeiro passo para a construção de uma relação de confiança com o usuário do espaço, é a transparência.
Com o intuito de fazer o cliente entrar e experimentar o serviço, utilizamos vitrines transparentes voltadas para a rua.
Assim todos visualizam o espaço interno antes de entrar, e se identificam previamente com o local e público.
Objetividade
Deixamos os serviços oferecidos expostos com os preços. O que deixa o cliente à vontade para saber o valor do serviço sem ter que perguntar, evitando constrangimentos.
Localização
O esquema desenhado na parede explica como funciona o atendimento, gerando a sensação de localização dentro do serviço e do espaço. Dessa forma, o usuário se sente mais confortável e seguro.
Nas paredes das salas de espera há uma “linha do tempo”. Um simples esquema com cinco etapas do atendimento, para que o cliente conheça o processo interno, saiba onde está e aonde precisa ir.
Informação
É preciso ter uma estratégia para se comunicar com eficiência e clareza.
Nesse sentido, a comunicação e orientação é essencial em qualquer serviço de saúde, e a informação deve ser clara e objetiva.
Faz parte da estratégia o uso de placas direcionais e de portas, com textos grandes, cores simples e contendo as informações necessárias.
O desenho foi inspirado no serviço público conhecido em São Paulo como POUPATEMPO.
Com elevada experiência em protocolos de arquitetura hospitalar, nós da ACR Arquitetos Associados elaboramos um projeto viável, único e com conceituação arquitetônica, visando pela alta qualidade e impacto na criação de identidade para todos os espaços físicos da empresa.
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