Colégio Miguel de Cervantes

COLÉGIO MIGUEL DE CERVANTES – case

Em 2014, ACR Arquitetura ganhou o concurso de ideias que o colégio Miguel de Cervantes promoveu para escolher um escritório de arquitetura que conduzisse seu ambicioso projeto de ampliação.

Com um lote urbano de aproximadamente 60 mil m2 e densamente arborizado, no bairro do Morumbi, em São Paulo, além de ampliar, a instituição tinha alguns problemas de fluxo e alguns gargalos de operação.

Fomos então desafiados com o seguinte briefing:

  • Projetar um novo edifício de salas de aula para o ensino médio.
  • Ampliar o refeitório que estava em seu limite e não atenderia ao crescimento de alunos.
  • Ampliar o número de vagas de estacionamento, criando 3 locais de embarque e desembarque de alunos, por faixa etária.
  • Projetar duas piscinas cobertas, para crianças e adolescentes.
  • E por último, agilizar o cadastramento de veículos nos horários de pico.

cliente: Colégio Miguel de Cervantes

projeto: Reforma e ampliação do colégio e reformulação do sistema viário interno

local: São Paulo

área: 33.000 m2

ano: 2014

 

Desenho 1 – fotomontagem do masterplan

Elaboramos o que chamamos de MASTERPLAN: Propomos um novo edifício, para o ensino médio, no centro do lote, na única área não construída e não arborizada do lote, o mesmo prédio também abriga refeitório, oficinas de manutenção, além área de apoio de funcionários e de infraestrutura.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Planta esquemática estacionamento – fluxo de veículos

Para aumentar o número de vagas de estacionamento suspendemos a pista de atletismo e abaixo dele criamos mais de 200 vagas em uma garagem semi-enterrada, com ventilação e iluminação naturais.

Um dos grandes diferenciais do projeto foi a reformulação do sistema viário interno: ao levantar a cota de nível da pista de atletismo e rebaixar a cota das vias de acesso de veículos, segregamos não somente os veículos dos pedestres e alunos, mas também a área de pessoas que passaram as catracas de controle de acesso das que não, aumentando a segurança do colégio e dos alunos duplamente. Artificio que também foi capaz de criar a área de estacionamento sem muita escavação e contenção.

Na perspectiva abaixo é possível ver o estacionamento que foi criado sob o campo esportivo, os três locais de embarque e desembarque de alunos e o novo sistema viário rebaixado.

 

 

 

Planta esquemática pista atletismo – eixos de ensino e esporte

Na perspectiva abaixo, em azul o novo bloco de salas do ensino médio, em amarelo o bloco das piscinas cobertas, em branco a estrutura existente, o pontilhado amarelo demarca a circulação que une os edifícios de ensino – o eixo de ensino, e o pontilhado roxo perpassa o campo de atletismo, o ginásio poliesportivo e as piscinas, que batizamos de eixo do esporte.

 

 

 

 

 

Desenho 2 – edifício de ensino médio

O conceito do projeto se norteou na cultura espanhola e na formação de pessoas felizes e responsáveis, que possam ser agentes de transformação social, atualizadas e sensíveis aos avanços científicos e as mudanças ecológicas, valores do próprio colégio. O projeto é então 100% acessível, coleta águas pluviais para reuso, capta energia solar para aquecer as piscinas e integra os espaços construídos com grandes áreas abertas de uso comum.

Os conceitos de sustentabilidade estão presentes também no emprego de materiais duráveis e de qualidade como a pele de vidro de baixa absorção solar e com persianas embutidas, promovendo economia do ar condicionado e iluminação natural controlada.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Desenhos 3 e 4 – edifício de piscinas cobertas

O edifício das piscinas é uma estrutura metálica vedada com material translúcido e termo acústico que, durante o dia, não requer o uso de iluminação artificial pois recebe luz natural filtrada pela envoltória. Durante a noite a iluminação interna atravessa a envoltória e transforma o edifício e uma imensa lanterna. Com esta forma e luz, implantado no ponto alto do lote, será visto de todos os ângulos, se tornando uma referência geográfica no site.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Obras em andamento.

A pista de atletismo e o estacionamento (fase 1) já estão prontos, a primeira já e em uso, o segundo aguardando a finalização do sistema viário para interligação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Desenhamos novos equipamentos, playgrounds e quadras poliesportivas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O edifício do ensino médio (fase 2) já começa a receber a pele de vidro da fachada.

 

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