COLÉGIO MIGUEL DE CERVANTES – case
Em 2014, ACR Arquitetura ganhou o Concurso de Ideias que o Colégio Miguel de Cervantes promoveu, para escolher um escritório de arquitetura que conduzisse seu ambicioso projeto de ampliação.
Com um lote urbano de aproximadamente 60 mil m² e densamente arborizado, no bairro do Morumbi, em São Paulo, além de ampliar, a instituição tinha alguns problemas de fluxo e gargalos de operação.
Fomos então desafiados com o seguinte briefing:
cliente: Colégio Miguel de Cervantes
projeto: Reforma e ampliação do campus
local: São Paulo
área: 33.000 m²
ano: 2014
Desenho 1 – fotomontagem do Masterplan
Elaboramos o que chamamos de MASTERPLAN: Propomos um novo edifício, para o ensino médio, no centro do lote, na única área não construída e não arborizada. O mesmo prédio também abriga refeitório, oficinas de manutenção, além de área de apoio de funcionários e de infraestrutura.
Planta esquemática estacionamento – fluxo de veículos
Para aumentar o número de vagas de estacionamento, suspendemos a pista de atletismo e, abaixo dela, criamos mais de 200 vagas em uma garagem semienterrada, com ventilação e iluminação naturais.
Um grande diferencial do projeto foi a reformulação do sistema viário interno: ao levantar a cota de nível da pista de atletismo e rebaixar a cota das vias de acesso de veículos, segregamos não somente os veículos dos pedestres e alunos, mas também a área de pessoas que passaram as catracas de controle de acesso das que não, aumentando a segurança do colégio e dos alunos duplamente. Artifício que também foi capaz de criar a área de estacionamento, sem muita escavação e contenção.
Na perspectiva ao lado é possível ver o estacionamento, que foi criado sob o campo esportivo, os três locais de embarque e desembarque de alunos e o novo sistema viário rebaixado.
Planta esquemática pista atletismo – eixos de ensino e esporte
Na perspectiva, em azul, o novo bloco de salas do ensino médio; em amarelo, o bloco das piscinas cobertas; em branco, a estrutura existente. O pontilhado amarelo demarca a circulação que une os edifícios de ensino – o eixo de ensino; e o pontilhado roxo perpassa o campo de atletismo, o ginásio poliesportivo e as piscinas, que batizamos de eixo do esporte.
Desenho 2 – edifício de ensino médio
O conceito do projeto se norteou na cultura espanhola e na formação de pessoas felizes e responsáveis, que possam ser agentes de transformação social, atualizadas e sensíveis aos avanços científicos e às mudanças ecológicas, valores do próprio colégio. O projeto é então 100% acessível, coleta águas pluviais para reuso, capta energia solar para aquecer as piscinas e integra os espaços construídos com grandes áreas abertas de uso comum.
Os conceitos de sustentabilidade estão presentes também no emprego de materiais duráveis e de qualidade, como a pele de vidro de baixa absorção solar, e com persianas embutidas, promovendo economia do ar-condicionado e iluminação natural controlada.
Desenhos 3 e 4 – edifício de piscinas cobertas
O edifício das piscinas é uma estrutura metálica vedada com material translúcido e termo acústico que, durante o dia, não requer o uso de iluminação artificial, pois recebe luz natural filtrada pela envoltória. Durante a noite, a iluminação interna atravessa a envoltória e transforma o edifício em uma imensa lanterna. Com esta forma e luz, implantado no ponto alto do lote, será visto de todos os ângulos, se tornando uma referência geográfica no site.
Obras em andamento
A pista de atletismo e o estacionamento (fase 1) já estão prontos. A primeira já em uso, o segundo aguardando a finalização do sistema viário para interligação.
Desenhamos novos equipamentos, playgrounds e quadras poliesportivas.
O edifício do ensino médio (fase 2) já começa a receber a pele de vidro da fachada.