No caso da rede de clínicas médicas “Dr. Consulta”, para o qual projetamos mais de 60 unidades, pudemos comprovar o quanto o projeto precisa estar alinhado ao modelo de negócio. Como centro médico ambulatorial de alta qualidade e baixo custo, a otimização do espaço e recursos (físicos e humanos) são essenciais para sua viabilidade econômica.
Medimos o tempo de atendimento de cada especialidade e/ou exame/consulta e em cada etapa do atendimento; alinhando com a jornada do paciente e mapeando o rateio dos setores de cada unidade chegamos a números e indicadores muito importantes: encontramos as proporções ideais entre a quantidade de assentos nas esperas, os “counters” e as salas de exame e/ou consulta.
O objetivo desta parametrização foi obter a máxima eficiência do espaço, tanto do ponto de vista econômico – quanto mais consultórios mais lucrativa será a unidade; quanto do ponto de vista do cliente, pois sem gargalos de operação ele terá uma experiência muito melhor.
cliente: dr.consulta
projeto: dr consulta - clinicas medicas
local: Brasil
área: de 300 m2 a 1500 m2
ano: desde 2011
Mapeamento setorial.
Se alinhamos esses números a um layout dedutivo, seguro e simples, chegamos a um design eficiente.
Além disso, utilizamos algumas estratégias de projeto para quebrar o paradigma de um público que nunca havia usado a saúde privada e convencê-lo a experimentar.
TRANSPARÊNCIA: Para que o cliente se sentisse à vontade para entrar e experimentar os serviços, criamos grandes vitrines para a rua, ou para o mal, quando em shoppings, assim todos podiam ver o espaço interno antes de entrar e se identificar previamente com o local.
OBJETIVIDADE: uma vez dentro da unidade, o “menu board” colocado sobre os “counters” (como em redes de fast food) deixa o cliente a vontade para saber os preços dos serviços sem ter que perguntar e o protegemos de constrangimento.
LOCALIZAÇÃO: Nas paredes aplicamos o que chamamos de linha do tempo, um simples esquema com as etapas do atendimento para que o cliente saiba em que etapa está e o que vai acontecer. Se localizar dentro do processo gera segurança.
INFORMAÇÃO: A comunicação visual é inspirada na sinalização do poupa tempo, ela é muito bem resolvida e é um lugar muito conhecido, são cores simples e puras, letras grandes e informação objetiva.
Gerar identificação e se comunicar são essenciais em qualquer serviço de saúde. O cliente fica menos ansioso, se sente cuidado e confia.
Todo projeto tem aspectos que são tangíveis, como a luz, a ergonomia, conforto ambiental e a praticidade no exercício de tarefas, mas existem aspectos mais subjetivos como fluxo de clientes e colaboradores, a privacidade e a otimização dos recursos e processos. Se criamos condições para que o colaborador faça algo além das suas obrigações e crie, a experiência do cliente irá muito além do previsto.
Fachadas simples e banhadas de azul, o grafite a mantem preservada de vandalismo.