dr.consulta

No caso da rede de clínicas médicas dr.consulta, para a qual criamos mais de 60 unidades, pudemos comprovar o quanto o projeto precisa estar alinhado ao modelo de negócio. Como centro médico ambulatorial de alta qualidade e baixo custo, a otimização do espaço e recursos (físicos e humanos) são essenciais para sua viabilidade econômica.
Medimos o tempo de atendimento de cada especialidade e/ou exame/consulta e em cada etapa do atendimento, alinhando com a jornada do paciente e mapeando o rateio dos setores de cada unidade. Assim, chegamos a números e indicadores muito importantes: encontramos as proporções ideais entre a quantidade de assentos nas esperas, os counters e as salas de exame e/ou consulta.
O objetivo desta parametrização foi obter a máxima eficiência do espaço, tanto do ponto de vista econômico – quanto mais consultórios, mais lucrativa será a unidade; quanto do ponto de vista do cliente, pois sem gargalos de operação ele terá uma experiência muito melhor.

cliente: dr.consulta

projeto: rede de clínicas médicas

local: Brasil

área: de 300 m² a 1.500 m²

ano: desde 2011

 

Mapeamento setorial.

Se alinhamos esses números a um layout dedutivo, seguro e simples, chegamos a um design eficiente.

Projeto

 

Além disso, utilizamos algumas estratégias de projeto para quebrar o paradigma de um público, que nunca havia usado a saúde privada, e convencê-lo a experimentar.

TRANSPARÊNCIA: Para que o cliente se sentisse à vontade para entrar e experimentar os serviços, criamos grandes vitrines para a rua, ou para o mall, quando em shoppings. Assim todos podiam ver o espaço interno antes de entrar e se identificar previamente com o local.

Projeto

 

OBJETIVIDADE: uma vez dentro da unidade, o menu board colocado sobre os counters (como em redes de fast food) deixa o cliente à vontade, para saber os preços dos serviços, sem ter que perguntar, e o protegemos de constrangimento.

 

Projeto Projeto

 

LOCALIZAÇÃO: Nas paredes aplicamos o que chamamos de linha do tempo, um simples esquema com as etapas do atendimento, para que o cliente saiba em que fase está e o que vai acontecer. Se localizar dentro do processo gera segurança.

 

Projeto Projeto

INFORMAÇÃO: A comunicação visual é inspirada na sinalização do Poupatempo. São cores simples e puras, letras grandes e informação objetiva.
Gerar identificação e se comunicar são essenciais em qualquer serviço de saúde. O cliente fica menos ansioso, se sente cuidado e confia.

Projeto

Todo projeto tem aspectos que são tangíveis, como a luz, a ergonomia, conforto ambiental e a praticidade no exercício de tarefas, mas existem aspectos mais subjetivos, como fluxo de clientes e colaboradores, a privacidade e a otimização dos recursos e processos. Se criamos condições para que o colaborador faça algo, além das suas obrigações, a experiência do cliente será muito além do que o previsto.

Fachadas simples e banhadas de azul. O grafite as mantêm preservadas de vandalismo, além de apoiar a arte de rua.

Projeto
Projeto