SYNLAB_unidade Lima

Em 2018, Caio Roberti Mendonça, então COO Latam & CEO Brasil do grupo Synlab, contratou ACR Arquitetura para desenvolver o conceito arquitetônico de uma nova rede de postos de coleta de análises clínicas para o Peru e Colômbia.
O Grupo Synlab – proveniente da união da Labco com a Synlab, é líder na prestação de serviços de diagnóstico médico na Europa. Disponibiliza uma gama completa de serviços de análise clínica laboratorial a pacientes, profissionais de saúde, clínicas e indústria farmacêutica em mais de 30 países.

O primeiro passo foi fazer uma imersão cultural nas duas capitais, Lima e Bogotá, conhecendo desde restaurantes e hotéis a hospitais e clínicas, além das marcas atuais do cliente e seus concorrentes. Foi a partir dessa observação dos hábitos e cultura locais e de reuniões com a equipe do cliente que o conceito do projeto foi desenvolvido.

Esta foi a primeira unidade aberta baseada no conceito elaborado.

cliente: SYNLAB Brasil

projeto: synlab - solutions in diagnostics - unidade piloto

local: Lima - Peru

área: 200 m2

ano: 2019

Identidade
A marca já tinha identidade e paleta de cores….

Projeto Projeto

O perfil do usuário:
Synlab definiu seu público como latino americano, entre 30 e 45 anos de idade, com filhos, preocupado com a saúde (e sua gestão), preocupado com questões contemporâneas como qualidade de vida e preservação de recursos naturais, alguém que procura por um atendimento acima da média, um público com fácil acesso à tecnologia, com uma visão global da vida e do mundo, a procura de soluções descomplicadas e ágeis.

Premissas e em estratégias do novo conceito…
Ao pensar no novo conceito arquitetônico da marca definimos as seguintes premissas: O projeto deveria ser modular; global e bilingue; sustentável; sem qualquer semelhança com um hospital; de fácil identificação como laboratório; ser leve e transparente; ser acolhedor e inovador.
Além disso, a marca atual e seus players já tinham um status de excelência e racionalidade, a distinção seria possível se conseguíssemos ser também um pouco mais emotivos e afetuosos.

Projeto Projeto

O layout e projeto modelo
Desenhamos um layout modelo para ilustrar a jornada do cliente e entender sua experiência, através de maquetes eletrônicas em 3D materializamos o projeto.

Projeto Projeto

A paleta de cores e acabamentos
Definimos o padrão madeira para moveis e piso, as cores de pintura – branco, laranja, azul para o corner kids e preto / grafite para detalhes.

Projeto Projeto

Fachada
Criamos grandes vitrines transparentes para a rua, em contraposição ao tijolo como elemento forte e característico de Bogotá, inserimos bicicletários, jardins, espaço para crianças, em um ambiente claro, leve e coletivo.

Projeto

Os counters como mesas individuais são muito melhor vistas do que os balcões.

Projeto

O ambiente fluido de entrada, café, cadastramento e espera torna o espaço mais amplo e leve.

Projeto Projeto Projeto

Crianças…
Pensando no atendimento infantil criamos nichos acolchoados na parede, para escalada e abrigo, na escala da criança, um espaço lúdico ao invés de canto com brinquedos.

Projeto Projeto

Ambientes de exames
As salas de coleta de amostras desenhadas como cabines individuais e na vibração da cor laranja ao mesmo tempo acolhe e surpreende.

Projeto Projeto

Consultório médico usamos maca de madeira para remeter a saúde e não a doença, a um spa e não a um hospital, a mesma paleta de cores e o canto da anamnese não tem mesa, aproximando médico e paciente.

Projeto Projeto

Moveis e ambientação
Por fim listamos os moveis e itens mais importantes para fechar o conceito.

Projeto Projeto

Comunicação visual
Demonstramos como aplicar o logotipo em fachadas e sua proporção, além de definir tipologia para a comunicação visual interna, seja em paredes, portas ou mesas.

Projeto Projeto

projetos relacionados